A paixão por cães Pastores Alemães está em minha família há algumas gerações. Meu avô paterno, José Pinheiro, general do Exército, após a Segunda Guerra trouxe da Alemanha um filhote. Posteriormente, meu pai adquiriu outros pastores alemães. O primeiro filhote escolhido por mim, ganhei aos 6 anos de idade em 1971. Kaiser foi adquirido do Canil da Polícia Militar de São Paulo. Ele era minha responsabilidade, eu cuidava de sua saúde, dava banhos, passeava e observava atentamente as aulas de adestramento do Capitão Eduardo da PM/SP . E como aquilo me preenchia, como eu me sentia orgulhosa de cuidar de um cão tão especial. Ele viveu 16 anos, foram muitos anos de convivência diária, crescíamos juntos e ele me entendia pelo olhar.
Depois vieram Kway do Vale de São Ernesto e Nara do Rio Pajeú .Passaram-se mais 10 anos e eu ainda não tinha descoberto, o fascínio que são as exposições especializadas. Foi só em 1997 que adquiri meu primeiro filhote de exposição, Zack De Dois Pinheiros filho do grande reprodutor alemão Hero Von Wutachtal (Visum Arminius) e Peggy de Dois Pinheiros. A partir daí fiz novas descobertas, num ambiente que eu desconhecia até então. Tive muita sorte de adquiri-lo de uma criadora muito experiente , Vera Lúcia de Castro Barbosa, do tradicional Canil Dois Pinheiros . Verinha, como carinhosamente é chamada pelos amigos, foi quem me ensinou o be - a - bá do Pastor Alemão e das exposições. Tive muita sorte na escolha, e meu cão Zack tornou-se um grande campeão.
Posteriormente adquiri uma fêmea , Uwa de La Serena, da senhora Sonia Madrid, a quem serei grata eternamente, por ter me acolhido com tanto carinho. Uwa também teve uma carreira estupenda nas pistas, ganhando títulos nacionais e internacionais. Vieram os filhos do Zack, que obtiveram uma excelente desempenho nas pistas como Ellen de La Serena e E'Zack de La Serena. Em 2003, depois de ter criado alguns anos em sociedade com outros canis, registrei o meu próprio canil. Assim nascia o Canil Serra da Bocaina, em homenagem ao meu avô materno, Joaquim de Castro, que lá nasceu, ao pé da serra, em São José do Barreiro. Ele me ensinou a amar e respeitar os animais. E por quê decidi criar Pastores Alemães ? Porque para mim é uma raça completa : são excelentes guardas, muito inteligentes no adestramento e capazes de efetuar um número imenso de tarefas . O Pastor Alemão é, acima de tudo, um cão de trabalho, de utilidade. O mais empregado por organizações policiais e militares do mundo. Imponentes, de nobreza ímpar, corajosos, fiéis e de um amor incondicional impossível de traduzir em palavras. Só tendo um cão Pastor Alemão para entender esta paixão!
O mundo das exposições especializadas ficou para trás, hoje minhas prioridades são outras, quero contribuir para a sociedade e a comunidade na qual vivo de outra forma. A criação de Cães Pastores Alemães continua, porém mais recentemente conheci a raça Pastor Belga Malinois, e adquiri dois filhotes do renomado Canil Jawspaws , do criador Miguel Najar, um dos pioneiros na criação da raça Malinois no Brasil. Primeiro chegou a Hakina e depois o Bocca (aka Lino) e um mundo novo se descortinou na minha frente. O cão Malinois é completamente diferente do Pastor Alemão. Tem drives (impulsos) muito altos e são intensos. Necessitam de exercícios físicos e mentais constantes, para que cresçam saudáveis e equilibrados. A raça é muito utilizada atualmente para trabalhos policiais, tais como faro de entorpecentes, busca e resgate de pessoas, além de proteção patrimonial e patrulhamento. Também vem sendo muito utilizados em Terapia Assistida Por Animais e em esportes caninos como IGP e Mondioring. Os cães Malinois são muito protetores, e tem que estar sempre próximos aos seus tutores, não são cães para ficarem em canis (aliás não gosto de cães presos). Necessitam de liberdade, atividade física e afeto.
Novos tempos e uma nova etapa na criação de cães do Canil Serra da Bocaina. Nosso objetivo principal é buscar a excelência na criação das raças, Pastor Alemão e Pastor Belga Malinois. Temos em nosso plantel padreadores e matrizes com linhagens genéticas: belgas, holandesas e alemãs. Priorizamos a criação de filhotes com uma saúde perfeita, além de um temperamento equilibrado característico das raças que criamos.
Ana Rosa Figueira de Castro
Proprietária do Canil Serra da Bocaina 🐾
Nenhum comentário:
Postar um comentário