domingo, 26 de junho de 2011

HOMEOPATIA ANIMAL: PREVENÇÃO E CURA







Sem reações adversas e com resultados satisfatórios. É assim que atua a homeopatia animal.
Em uma de suas obras, o autor alemão Hans Günter Wolff diz que o mundo animal recebe, na mesma moeda, o que mais fez por merecer, pois até hoje o homem utilizou medicamentos convencionais da indústria farmacêutica, antes experimentados em milhares de animais de laboratório, e que, agora com o advento da homeopatia, pode-se curar animais com os medicamentos experimentados pelo homem.

E foi através desse tratamento que Adriana Ferrete dos Santos encontrou a cura para sua cadela de estimação que sofria com feridas no corpo. “Eu não podia encostar nela para fazer carinho e ela já uivava de dor”, conta Adriana. A queda de pelos de maneira acentuada também preocupava a dona, que decidiu recorrer aos medicamentos homeopáticos. Adriana diz que obteve excelente resultado, pois as feridas começaram a sumir com menos de um mês do início do tratamento.



A questão da administração do medicamento é um ponto referencial do tratamento, que também pode ser usado como um método de prevenção. Os donos não precisam amarrar o animal ou forçá-lo a tomar o medicamento, o que acaba provocando certo grau de estresse. Segundo a médica veterinária homeopata, Suellenn de Oliveira Bittencourt, esses medicamentos são chamados de fatores homeopáticos e podem ser colocados em pequenas doses na água do animal, na ração, ou ainda serem oferecidos diretamente para o animal sem alterações de gosto e/ou cheiro.

Os fatores podem ser para tratamento de infecções, imunidade, estresse, medos, dores causadas por traumatismos e até para a melhora da pelagem do animal. “O fator homeopático para imunidade promove melhor aproveitamento do alimento de forma a ampliar a conversão alimentar e ativa os mecanismos de defesa do animal”, exemplifica a veterinária.

Portanto, a eficiência do uso da homeopatia em medicina veterinária já está comprovada, seja pela cura de animais com diferentes e sérios problemas físicos e mentais, ou por preveni-los dessas enfermidades.
São vários as indicações para o uso dos fatores, entre eles, o aumento da imunidade dos pets.

Através da homeopatia é possível prevenir e tratar doenças, restabelecendo o equilíbrio do organismo do animal, sem que haja resistência do mesmo após um período de tratamento.
De acordo com a bióloga, médica veterinária e engenheira agrônoma, Maria do Carmo Arenales, a homeopatia é capaz de auxiliar de forma preventiva e curativa no tratamento de infecções, carrapatos, pulgas, estresse, doenças de pele e digestibilidade. “A homeopatia tem a vantagem de ativar os mecanismos de defesa do organismo promovendo um equilíbrio. Com um trabalho contínuo, o animal fica mais resistente a doenças oportunistas”, diz.

A facilidade de administração também é característica dos medicamentos homeopáticos pela apresentação em glóbulos, que geralmente são adicionados na água ou no alimento, podendo ser fornecidos diretamente via oral. Além da palatabilidade, não possuem sabor desagradável.
Ao contrário dos medicamentos alopáticos, químicos, a homeopatia não apresenta contra indicações ou efeitos colaterais, pois no processo de fabricação toda a matéria prima do medicamento se transforma em energia.
Muitas vezes os animais começam a adoecer com frequência e por mais que o dono o medique, nada resolve, pois na maioria das vezes o animal já está resistente ao medicamento e o organismo acaba se acostumando com a química que nele é introduzido. Por isso a homeopatia é o caminho para prevenir que o animal fique com a imunidade fragilizada”, afirma Arenales.


Segundo ela, foi desenvolvido um produto que age como medicamento complementar aos tratamentos de afecções cutâneas, com etiologias decorrentes de reações alérgicas. “O Fator Pró Imune Pet é o medicamento que promove uma melhor conversão alimentar ajudando na digestibilidade do alimento, fazendo com que o animal fique com mais virilidade e sadio”, diz.


Desta maneira, a homeopatia vem conquistando clínicas e pet shops especializados que visam oferecer sempre a melhor opção aos clientes.




Dra Carmem Coca 
Médica Veterinária Integrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cão Senso - John Bradshaw

    Livro muito interessante sobre adestramento positivo. John Bradshaw reúne as pesquisas mais recentes sobre os cães, desmistificando conc...