Que os cães sentem dores, todos sabemos! Apesar deles resistirem e disfarçarem ao máximo, precisamos ficar atentos para alguns sinais importantes que as vezes passam despercebidos.
Alguns deles são:
- Cabeça baixa
- Coluna arqueada
- Cauda baixa
- Ofegação
Muitas vezes a alteração na postura dos cães pode ser um indício de dor. A cabeça baixa, por exemplo, pode indicar uma cervicalgia (dor no pescoço) e olha, isso dói demais. Qualquer movimento que o peludo fizer, seja para comer ou para olhar para você, vai doer.
Dor abdominal e dor na coluna pode levar o cãozinho a ficar com uma postura arqueada, a coluna fica alta e as patas mais próximas umas das outras. Nós temos o mesmo comportamento quando temos "dor na barriga", nos curvamos para tentar diminuir a dor. E os cães fazem a mesma coisa e, como não conseguem se curvar, a coluna fica arqueada.
Uma dor na região lombo-sacra, por exemplo, pode impedir que a cauda se movimente naturalmente e, ficando abaixada, a probabilidade de sentir dor ao movimento será menor, além é claro de outros motivos como o comportamental.
E se o seu cão estiver ofegando num dia frio, sem ter feito nenhum tipo de exercício, sem sequer ter subido ou descido uma escada fique atento! Isso pode ser um sinal de que alguma parte do seu corpo pode estar dolorida!
Preste atenção e, se desconfiar que o #doguineo não tá legal, fale com o vet (e não com o Google) pois pode ser muito mais sério do que parece!
Agora, se você já sabe a causa da dor considere as terapias manuais para devolver a qualidade de vida do seu bichinho! Dependendo do caso, a massoterapia canina, ou até mesmo a massagem relaxante, podem ser grandes aliadas nessa missão!
Fonte: AAHA
Por Anima Therapy
Nenhum comentário:
Postar um comentário