Reiki é uma técnica energética natural, que promove o reequilíbrio dos sistemas orgânicos e a harmonização dos centros vitais através da canalização de energia vital do universo. É uma técnica segura, eficaz, sem contraindicações ou efeitos indesejáveis, que pode ser aplicado simultaneamente com outros sistemas terapêuticos.
Sendo um método científico de cura energética e um sistema inserido na prática e contextos das Terapias Holísticas Complementares, é reconhecido e recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) orgão das Nações Unidas(ONU).
O Reiki utiliza a imposição das mãos, não importando a distância, para a restauração da energia física e emocional do paciente.
De origem japonesa, a palavra "Reiki" é pronunciada "Rêki" em português. REI significa universal ou infinito e KI pode ser traduzido como energia,ser,espírito,energia vital.
Funciona como um catalisador da vida em sua plenitude, sendo a união entre a fonte energética universal e o indivíduo. Possibilita o aprimoramento, o desenvolvimento, a melhoria da qualidade de vida biológica e emocional tanto para os seres humanos quanto para os animais.
O Reiki não pode substituir a Medicina, mas em muitos casos, de forma mais delicada e positiva, ele proporciona resultados mais eficientes e rápidos em conjunto com os tratamentos convencionais. Além disso, tem a vantagem de não necessitar de locais, aparelhos ou conhecimentos específicos para ser utilizado, e pode ser aplicado em si mesmo, nos outros, e em todas as espécies de animais, no auxilio do tratamento de diversas patologias, inclusive nos distúrbios comportamentais.
Antigamente, a maneira de se aprender o Reiki era viver junto a um Mestre e trabalhar com ele. Hoje esta técnica passou a ser ensinada em seminários ou cursos, nos quais são realizadas as sintonizações, que só podem ser feitas por um Mestre habilitado, auxiliando o iniciante na terapêutica Reiki no processo de canalização e de sintonia com a fonte energética da natureza básica de vida. É uma terapia que não tem conotação religiosa, sendo mais uma opção de tratamento a ser utilizado na Medicina Veterinária, com o intuito de auxiliar a vida dos animais.