domingo, 30 de dezembro de 2012

ATENÇÃO COM O EXCESSO DE BARULHO NAS FESTAS DE FIM DE ANO!

 




Final de ano é tempo de muita alegria e comemorações. No meio de tantas festas, muitas vezes esquecemos de tomar algumas precauções com nossos cãezinhos que facilmente podem se assustar com os barulhos que acompanham essas comemorações. 

Os cães possuem uma audição bem mais avançada que a dos homens, portanto sofrem muito mais com as músicas, conversas e principalmente com os temíveis fogos de artifício e rojões. O barulho provocado pelas comemorações de final de ano é muito agressivo aos cães, podendo deixá-los estressados e hostis.

Antes das festas é preciso que o dono cuide de seu companheiro, acomodando-o dentro de casa em um lugar seguro, com janelas fechadas para abafar o som e evitar fugas. Estender cobertores nas janelas e no local onde o animal costuma deitar também ajuda a dispersão do som.

Alguns veterinários aconselham o uso de tampões de algodão nos ouvidos que podem ser colocados minutos antes da queima de fogos. Ou mesmo deixar o som ligado com uma música suave para amenizar o barulho dos rojões.

Além disso, não é recomendado acorrentar seu cão pois, com o barulho, eles tendem a correr sem destino, podendo se machucar em função do pânico. Mas nada disso é mais importante do que o dono estar por perto, principalmente durante a queima de fogos.

Em casos extremos, entre em contato com um veterinário de confiança, que poderá prescrever um calmante natural para que seu animalzinho não sofra durante as comemorações.
Faça com que as festas de fim de ano sejam não só agradáveis para você e sua família, como também para seu animalzinho!


Fonte: http://www.inataa.org.br/blog/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cão Senso - John Bradshaw

    Livro muito interessante sobre adestramento positivo. John Bradshaw reúne as pesquisas mais recentes sobre os cães, desmistificando conc...