terça-feira, 16 de novembro de 2010

ACUPUNTURA EM PEQUENOS ANIMAIS




Definição:


A acupuntura pode ser definida (acus = agulha e punctura = punção) como a inserção de agulhas nos pontos exatamente pré-estabelecidos (cananies) especificamente sobre o corpo do indivíduo a curar para produzir uma reação fisiológica específica.
A Medicina Veterinária tem catalogados 32 pontos simples e 40 bilaterais, isso quer dizer 112 pontos selecionadas possíveis de se usar em Animais Pequenos. Cada ponto de acupuntura tem uma ou várias funções quando é estimulado. Sobre combinar com outro ponto, os resultados são produzidos por modificar a ação do órgão a tratar. Mas a seleção inadequada dos acupontos pode anular ou piorar os sintomas clínicos a tratar.


Apresentação:

Durante muito tempo, as doenças degenerativas crônicas ou produtoras do dor crônica eram de pouca incidência de tratamento. Por fatores econômicos, porque o paciente manteve um escasso ou nenhum contato com o proprietário ou por falta de preocupação ou desconhecimento do sofrimento dos mascotes, para estes casos, a solução bem comum destas patologias era a eutanásia.

Mas os avanços da nutrição e da Geriatria em Medicina Veterinária fizeram com que os mascotes vivam muitos mais anos. Portanto, os estados geriátricos debilitantes são apresentados em qualidade e não em quantidade como anos atrás.

Algo que havia acontecido com o animal jovem traumatizado, com as degenerações neurológicas ou disfunções fisiológicas, ou com as deformações congênitas que podem causar dor aguda ou crônica. Sempre eram tratados de forma não satisfatória, com procedimentos medicamentosos e/ou cirúrgicos.
Para estes tipos de situações é que surge a Acupuntura na Medicina Veterinária, como uma nova maneira de tratamento.


Aplicações da Acupuntura na Medicina Veterinária:

As patologias sobre as quais a acupuntura veterinária pode agir, são várias, mas existe uma quantidade delas que são as que têm difusão maior. É certo que por sua cronicidade e tipo de demonstração, oferecem a esta terapia alternativa um lugar afamado. Dentro desta assembléia de patologias, achamos aquelas que se apresentam tanto com dor aguda como crônica.
Do mesmo modo, outro grupo de patologias pode surgir como conseqüência de doenças metabólicas ou imunológicas de curso crônico, que não necessariamente apresentam dor.


Patologias mais comuns tratadas em Medicina Veterinária:

* Alívio da dor
* Paralisias e Paresias dos membros anteriores e posteriores
* Afecções motoras dos membros anteriores e posteriores
* Indução de respostas nervosas autônomicas
* Analgesia na dor aguda e crônica
* Patologias dérmicas
* Granulomas por lambida
* Afecções do trato gastrointestinal
* Afecções músculo - esqueléticas degenerativas ou senis
* Afecções da coluna vertebral
* Síndromes de mal absorção e / ou Síndrome de mal assimilativo
* Estimulação do trabalho de parto
* Síndrome de Insuficiência renal
* Doença respiratória crônica





Ana Rosa Figueira de Castro



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cão Senso - John Bradshaw

    Livro muito interessante sobre adestramento positivo. John Bradshaw reúne as pesquisas mais recentes sobre os cães, desmistificando conc...